Manual da Marca

Manual de uso da Marca, ou ainda manual de identidade visual é um documento que prevê alguns padrões para o uso de uma determinada marca, contendo nele cores previstas para o logo, para elementos gráficos, aplicações, espaçamentos, tipos possíveis, proporções e, mais importante, suas limitações, o que não pode ser feito. Literalmente, um documento com o objetivo de impedir que todo nosso lindo trabalho vá por água abaixo.

Um site muito bom que concentra vários manuais é o http://www.cidoc.net/ e complementando um pouco, a definição do Wikipédia.

Abaixo exemplo mais dinâmico usado pelo Skype:

hã hã… Vamos tentar novamente.

Caramba, será que ainda sei fazer isso… Não me desliguei totalmente dos blogs, já que trabalho todo dia com eles, mas perdi totalmente a “habilidade” de escrever em um. A idéia inicial, e ainda atual, seria falar mais de design, trabalhos, dicas, contar um pouco do que vejo e aprendo por aí, mas de repente aparece um tal de Twitter e um outro não tão menos famoso chamado Facebook que ameaçam acabar com tudo isso aqui, essa coisa no mínimo mais elaborada chamada Blog. E continua a certeza de que esse sim é meu canto, aqui estarão minhas palavras, imagens, e o único responsável por elas serei eu.

Tipos + Vídeo = Show

Um show de composição tipográfica e cores, com certeza… E em uma passagem rápida pelo Youtube, vi vários outros bem tipográficos, como os desse outro link.

Cartilha “Experimente Design Estrategicamente”

A ADEGRAF, Associação dos Designer Gráficos do Destrito Federal, lançou recentemente uma cartilha destinada a empresas privadas e órgãos públicos que necessitem de alguma forma de contratação e desenvolvimento de projetos gráficos.

Além de muito bem diagramada, a cartilha explica e exemplifica qual é o trabalho de um Designer, principalmente o Gráfico, e dá ótimos conselhos para quando for contratar um profissional, além de mostrar a real importância da nossa profissão para o sucesso de qualquer empresa.

Então, se você tem dúvidas de como posso te ajudar, o link para a cartilha é esse: http://www.adegraf.org.br/cartilha/

E é com essa dica que vou inaugurando meu blog, que logo virá acompanhado de novo layout e novos trabalhos em meu Portfolio.